UEM DE UMUARAMA COMEMORA 10 ANOS COM HOMENAGENS

02/09/2011 16:44
    O Câmpus Regional de Umuarama, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), completou dez anos e marcou a data com uma solenidade na quinta-feira, dia 1º, no Centro Cultural Schubert, com homenagens às pessoas que contribuíram com sua implantação, construção e viabilização. Dentre os homenageados estavam o vice-líder do Governo, deputado federal Osmar Serraglio; o deputado estadual Fernando Scanavaca, na época prefeito de Umuarama; Francisco Ladagna, então diretor do Centro de Tecnologia e Willian Nunes, que foi o primeiro diretor do Centro de Ciências Agrárias; o prefeito Moacir Silva; a vice-reitora Neusa Altoé, dentre outros.
    Os discursos foram tomados pela emoção com lembranças das lutas e as dificuldades para implantação e início do funcionamento do campus na Capital da Amizade. O diretor do Câmpus, Osvaldo Joaquim dos Santos, passou um vídeo com fotos desde a construção do câmpus até o momento atual. Agradeceu toda liderança que tornou realidade o câmpus. Comentou que é o câmpus regional da UEM com mais cursos. Tem onze cursos de graduação.
    O deputado estadual Fernando Scanavaca, prefeito da época da implantação, resgatou a história da ida da UEM para Umuarama. Disse que a mão de Deus fez com que a reitora da época, Neusa Altoé, precisasse de uma carona, oferecida por ele. Durante a viagem, Scanavaca apresentou a reivindicação do município. Relatou que a UEM, Umuarama e lideranças políticas de toda região se uniram para conseguir implantar o câmpus e os cursos.
     O vice-líder do Governo, deputado federal Osmar Serraglio, que além de ser membro da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, também acentuou a importância de Neusa Altoé para essa conquista e disse que ele sempre considerou a educação muito importante para o País. Lembrou que a doação do terreno do câmpus para a UEM no ano passado pelo Governo Federal, “depois de muita luta”, foi muito importante e que isso facilitará o repasse de recursos para investimentos na Instituição.
    O prefeito Moacir Silva salientou que Umuarama é uma cidade pujante e que a UEM ajudou a promover o desenvolvimento na região e, que hoje, Umuarama vive o melhor momento de sua história, desde a crise provocada com a geada de 1975. Já o prefeito do Câmpus Sede, Igor Valques, representando o reitor Júlio Santiago Prates Filho, também fez um resgate histórico do câmpus e disse que a comunidade universitária lá faz a diferença, pela garra, pela luta, pela qualidade do ensino, pesquisa e extensão e da prestação de serviços, elevando e divulgando o nome da UEM em nível local, estadual, nacional e internacional.
.
“Hoje o Câmpus Regional de Umuarama é uma grande realidade, não só pelo empenho de toda a comunidade universitária, mas de toda a população dessa bela cidade, conhecida por todos como a capital da amizade”, finalizou o representante do Reitor.
HOMENAGEADOS - Os homenageados foram: o deputado federal Osmar Serraglio, os deputados estaduais Fernando Scanavaca e Nelson Garcia, o prefeito Moacir Silva, o presidente do Sindicato Rural de Umuarama, Renato Fontana, a vice-reitora Neusa Altoé, os professores Francisco Ladaga, William Nunes, Lineu Guasque, Tiago Benetoli da Silva, Osvaldo Joaquim dos Santos, Antonio Campanha Martinez, José Eduardo Olivo, Roberto Cruz Lessa, Daniel das Neves Martins e Rejane Machado Cardozo, a servidora técnica Ivani Selmer Munhoz, representando os servidores técnicos, e a tecnóloga em Alimentos Beatriz Cervejeira Bolanho, representando todos os graduados pelo CAU.

.

FOTOS: Heitor Marcon

 

—————

Voltar