REUNIÃO DA CÂMARA DOS VEREADORES DESTA TERÇA-FEIRA 04/10

05/10/2011 15:04

   

   A reunião desta terça-feira (04) iniciou com 34 minutos de atraso e com a presença de todos os vereadores e devido a não realização da reunião na semana passada, muitas matérias foram discutidas com a palavra em plenário de todos os vereadores. Os destaques dos discursos em plenário foram relacionados ao conselho e reunião realizado com taxistas e também acerca do requerimento do Vereador Rafael Brito pedindo afastamento do presidente da Câmara Daniel Pacor em virtude da troca de partido do mesmo (esse assunto será tratado em uma nova matéria a ser publicada). Além da volta dos vereadores licenciados: Lazaro Hipólito e Luiz Reinaldo Martins.

 

Confira os principais assuntos tratados pelos vereadores em plenária:

Rafael Brito: Parabenizou os vereadores que assumiram o mandato por 30 dias Mario Ávila e Jair Cocensa. Defendeu suas indicações do dia referentes a reforma do ponto de taxi, readequação na estrada Olívio Adamo, melhorias na ponte Neno Amaro e rebaixamento da estrada que liga a Vila Gianello. Agradeceu ao prefeito municipal por executar uma indicação de sua autoria, onde diminui o imposto de 2% para 1% na tributação de compra de imóvel financiado. E por ultimo relatou sobre seu requerimento pedindo afastamento do presidente da câmara Daniel Pacor baseado na troca de partido.

 

Luiz Reinaldo: Parabenizou as indicações dos companheiros vereadores. Relatou sobre sua ida a Curitiba onde tem trabalho junto ao deputado de seu partido para trazer o curso de magistério e o sistema de ensino do Proeja. E relatou seu afastamento do Comissão dos Taxistas, segundo ele o conselho era para beneficiar os taxistas atuantes na profissão, e que tomou outro rumo, não tendo o porque de sua permanência.

 

José Valentim: Defendeu sua indicação da reforma do ponto de taxis. E emocionado lamentou a morte de seu amigo de infância em Paraná do Oeste Davih Martins.

 

Sueli Urna: defendeu sua indicação da construção da Capela Mortuária no distrito de Paraná do Oeste, indicação esta assinada por todos os vereadores.

 

Lazaro Hipólito: defendeu suas indicações de melhorias na ponte Neno Amaro e rebaixamento da estrada que liga a Vila Gianello. Relatou sobre o episodio envolvendo os taxistas, que segundo ele acabou explodiu nesta gestão dos vereadores, um erro cometido pela gestão anterior que permitia a compra de veículos novos por taxistas que não trabalham desempenham ativamente a profissão.

 

Elton Maia: Homenageou Sr. Davih Martins, dizendo que aprendeu muito com ele trabalhando ao seu lado em sua primeira gestão como vereador, e que muitas conquistas existentes hoje no distrito deve-se ao ex vereador falecido. Se sentiu injustiçado pela classe dos taxistas que não realizou nenhum projeto de pintura em veículos e que sim zelava por melhorias na classe, e por injustiça e desrespeito daqueles que não praticam a profissão e usufruem do direito de desconto na compra do veiculo 0km.

 

Roberto Martins: Defendeu sua indicação à reforma do quebra mola na Rua Irene Marques, esquina com a Padre Alberto Pierobom. Tambem pediu afastamento da Comissão dos Taxistas. Relatou suas objeções ao poder executivo, em relação as suas indicações, que de acordo com o vereador não tem sido atendido, principalmente na indicação para por o nome das ruas nos postes das mesmas.

 

Tiago Albano: Elogio o Projeto Viva Nosso Bairro, principalmente pelas reformas nos prédios públicos, pinturas em muros, asfalto, limpeza de ruas, podas de arvores entre outros, de acordo com Tiago pode testemunhar a alegria dos moradores da Vila Gianello. Defendeu suas indicações de instalação em breve das ATI´s e a dobra da carga horária dos professores municipais.

Daniel Pacor: Defendeu ter agido dentro da lei no requerimento do Vereador Rafael Brito que pede seu afastamento (breve matéria especifica no site sobre o assunto) por troca de partido. Citou também que não esta sendo atendido pelo Executivo em suas indicações na câmara.

 

ROTEIRO DA 24ª REUNIÃO ORDINARIA DO DIA 04 DE OUTUBRO DE 2011

EXPEDIENTE

 

01) – Oficio nº.435/2011 de autoria do Poder Executivo, enviando Mensagem 125/2011 e Projeto de Lei nº.123/2011, que declara de “Utilidade Pública” – o Conselho Municipal de Desportos de Moreira Sales – Pr, e dá outras providências.

 

02) – Oficio nº.460/2011 de autoria do Poder Executivo, enviando Mensagem 126/2011 e Projeto de Lei nº.124/2011, que autoriza o Chefe do Poder Executivo a contratar o parcelamento de débitos junto a Secretaria da Receita Federal do Brasil na forma do comunicado de deferimento de número 10950-400875/2011-93.

 

03) – Oficio nº.469/2011 de autoria do Poder Executivo, enviando Mensagem 127/2011 e Projeto de Lei nº.125/2011, que acrescenta os incisos VIII e IX ao artigo 2º, da Lei Municipal nº. 256, de 15 de Julho de 1991 e dá outras providências.

 

04)Oficio nº.471/2011 de autoria do Poder Executivo, enviando Mensagem 128/2011 e Projeto de Lei nº.126/2011, que autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar operações de crédito com a Agência de Fomento do Paraná S.A.

 

05) Oficio nº.476/2011 de autoria do Poder Executivo, enviando Mensagem 129/2011 e Projeto de Lei nº.127/2011, que acrescenta o Parágrafo Único ao art. 8º da Lei nº.169/89, de 08 de Março de 1989.

 

06) – Oficio de autoria da Loja Maçônica Geraldo Ângelo de Faria de Moreira Sales, juntamente com todas as Lojas Maçônicas dos Vales do Ivai, Piquiri e Terceiro Planalto, o povo moreirasalense bem como todos da região estão preocupados com a segurança pública, por isso estão solicitando o apoio do Presidente da Câmara e Vereadores para que os ajudem nesta causa junto ao Governo Estadual.

 

07) – Convite de autoria do Grupo da Terceira Idade Município de Moreira Sales, para participar do Encontro Regional da Terceira Idade, que será realizado no Gralha Azul Club, dia 09 de Outubro de 2011, às 14:00 horas.

 

08) Requerimento nº. 031/2011 de autoria de todos os Vereadores desta Casa de Leis, requerendo que seja inserida na Ata dos trabalhos da presente sessão ordinária, do dia 04 de outubro de 2011, moção de pêsames manifestando profundo pesar, aos familiares, pelo falecimento do Senhor DAVID MARTINS DA SILVA, ocorrido no dia 03 de outubro de 2011.

 

09) – Indicação nº.060/2011, de autoria do Vereador Roberto Martins Galhardo, sugerindo ao Prefeito que dentro das possibilidades, seja colocado um toldo para a proteção e locomoção dos pacientes em dia de chuva no Centro de Saúde Carlos Guimarães.

 

10) – Indicação nº.061/2011, de autoria do Vereador Roberto Martins Galhardo, sugerindo ao Prefeito que dentro das possibilidades, seja feito à reforma do quebra mola na Rua Irene Marques, esquina com a Padre Alberto Pierobom, próximo a Oficina do Milton.

 

11) – Indicação nº.062/2011, de autoria da Vereadora Suely Urna Makoski Pedroso e demais vereadores, sugerindo ao Prefeito que dentro das possibilidades, seja construída uma Capela Mortuária no Distrito de Paraná do Oeste.

 

12) – Indicação nº.063/2011, de autoria do Vereador Tiago Albano Melo sugerindo ao Prefeito que dentro das possibilidades, as próximas ATI´s (Academia da Terceira Idade) sejam instaladas nos bairros da São José (Rodoviária), na São Luiz (bosque do lado da creche Pequeno Príncipe) e outra nos terrenos pertencentes a Prefeitura ao lado da Câmara Municipal.

 

13) – Indicação nº.064/2011, de autoria do Vereador Tiago Albano Melo sugerindo ao Prefeito que dentro das possibilidades, que seja feita a dobra de carga horária para os professores municipais que possuem apenas 20 horas, para que a demanda de professor no município seja ajustada.

 

14) – Indicação nº.065/2011, de autoria dos Vereadores José Valentino Mariano e Rafael Brito do Prado, sugerindo ao Prefeito que dentro das possibilidades, seja feita a reforma do Ponto de Táxi do Município de Moreira Sales.

 

15) – Indicação nº.066/2011, de autoria dos vereadores Lázaro Hipólito da Silva e Rafael Brito do Prado, que seja feita a readequação da Estrada Olívio Adamo contemplando queda de barranco e cascalhamento.

 

16) – Indicação nº.067/2011, de autoria dos vereadores Lázaro Hipólito da Silva e Rafael Brito do Prado, que seja feita reparos na ponte do “Neno Amaro”, pois, a mesma encontra-se com uma das laterais comprometidas, e ainda na mesma estrada sentido Vila Gianelo seja minimizado o “tope” que prejudica a subida de caminhões carregados com produtos agrícolas.

 

ORDEM DO DIA

 

01) - Projeto de Lei nº.118/2011 de autoria do Poder Executivo, que altera o Plano Plurianual – 2010-2013, do Município de Moreira Sales, Lei nº.441/2009, de 14 de dezembro de 2009.

 

02) - Projeto de Lei nº.119/2011 de autoria do Poder Executivo,  que altera a Lei de Diretrizes Orçamentáris – LDO para o Exercício de 2012, do Município de Moreira Sales, Lei nº.449/2011, de 21 de Junho de 2011.

 

03)Projeto de Lei nº.008/2011 de autoria do Vereador Rafael Brito do Prado, enviando que dá nome a Bem Público do Patrimônio de Vila Gianelo, Município de Moreira Sales.

 

—————

Voltar