PROJETO "BOM DIA TRABALHADOR RURAL" UMA PARCERIA DE SUCESSO EM MOREIRA SALES

21/12/2011 13:14

 

 Inauguração da Padaria Comunitária - Maio/2011

O projeto “Bom Dia Trabalhador Rural” que implantou o café da manha gratuito aos trabalhadores rurais do corte de cana, vem sendo executado com êxito. O projeto é uma parceria bem sucedida entre Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Moreira Sales e Usina de Açúcar de Goioere e Santa Terezinha.

 

    O projeto deu inicio em 2008 então o presidente do sindicato na época Sr. Antonio Martins recebeu da Provopar equipamentos para montar uma padaria juntamente com a representante da Emater Solange dos Santos, e durante este ano, conforme cita Dona Regina Lescio Barbato em entrevista nesta quarta-feira (21) ao Jornal MS Noticias: que neste ano era vice presidente, e que o projeto não pode sair do papel por algumas dificuldades e contratempos.

 

   Em 2009 já como presidente do sindicato em parceria com Solange dos Santos representante da FETAEP, iniciaram novamente o projeto em parceria com a atual administração, mas durante este ano por dificuldades financeiras do Sindicato em virtude de crise financeira das Usinas e também uma crise de arrecadação de ICMS da prefeitura o projeto ficou para 2010. Durante este ano o prefeito municipal acreditou no projeto do sindicato e deu inicio a diversas reuniões com parceiros e com deputados estaduais para viabilizarem da melhor forma possível a implantação do café da manhã.

 

   E em 2011, foi possível realizar e executar com sucesso o projeto, ficando acertada a seguinte parceria: a prefeitura municipal fornece: local e reforma do mesmo, equipamentos, acessórios e utensílios de cozinha, água, gás, luz, 01 funcionária contratada para preparar o café, farinha e ingredientes p/ preparar o pão, frutas de época 2 x por semana e demais despesas com o local, o sindicato fornece: os equipamentos (fornos e maquinários), o café já moído comprado através da empresa Café Mandela e as Usinas com açúcar e dois funcionários para preparo dos pães.

 

    Implantação do Leite: Dona Regina cita também que no mês de agosto deste ano, ela, juntamente com Solange dos Santos a pedido do prefeito Luiz Volpato, estiveram em Curitiba com o Secretario de Agricultura Norberto Ortigara, em reunião agendada pelo prefeito para melhorar o café da manhã com o fornecimento e inclusão do leite também, que na ocasião do encontro relata que o Secretario Norberto declarou que depois de tanta insistência do prefeito Volpato, iria atender ao pedido, pois foi convencido que se trata de um excelente beneficio aos trabalhadores rurais de Moreira Sales e um projeto exclusivo no Paraná. A inclusão do leite agora segue em nível burocrático para muito em breve ser servido juntamente com o pão e o café.

Foto tirada em Curitiba  Agosto/2011: Dona Regina, Secretario Norberto Ortigara, Prefeito Volpato e Solange.

 

   Compra dos Kits para o café: outro fato que foi citado por Dona Regina, foi a compra dos Kits para entrega dos pães e café, pois trata-se da compra de 44 garrafas térmicas grandes e 44 vasilhas grandes para armazenamentos dos pães, pois são 22 ônibus beneficiados e para agilizar o tempo de entrega, o fiscal do ônibus deixa um kit vazio e leva outro cheio. Esses Kit´s custaram cerca de R$ 4.800,00, foi doado e rateado entre o Sindicato, a FETAEP, os cidadãos Luiz Volpato e Ariosvaldo Fodra e mais os vereadores de forma particular. Dona Regina conta também com a chegada do Leite, precisará de mais 44 garrafas térmicas, e já esta pensando na forma de como será comprado essas novas garrafas.

 

Finalizando a entrevista Dona Regina agradece a FETAEP em nome da Solange, a Emater, as usinas parceiras, ao Sr. Antonio Martins pelo inicio no projeto, a Provopar pela doação dos fornos e ao prefeito municipal Luiz Volpato pelo empenho, por ter acreditado e executado este projeto que beneficia inúmeros trabalhadores rurais.

Foto tirada no momento da entrevista - 21/12/2011

 

—————

Voltar