PRATO TIPICO DE MARILUZ FARÁ PARTE DO CALENDÁRIO ESTADUAL

12/11/2011 11:14

 

O Assembleia Legislativa do Paraná concedeu parecer favorável à inclusão do prato típico de Mariluz no Calendário de Eventos do Paraná. O Boi à Pupunha será comemorado anualmente no dia 29 de novembro. O projeto de lei nº 790/11 é de autoria do deputado estadual André Bueno.

 

O mesmo já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça, que teve como relator o deputado Hermas Brandão Júnior e da Comissão de Cultura, com relatoria do deputado Bernardo Carli. A justificativa do projeto apresenta que Mariluz possui aptidão para a pecuária de corte e também está se especializado na produção do novilho precoce. Por outro lado, produtores visando a diversidade e melhoria de renda nas propriedades rurais implantaram a produção do palmito pupunha, que se adaptou muito bem ao município.

 

Com a necessidade de criar um prato típico para Mariluz, que fosse saboroso e agregasse alguns produtos do município, foram feitos experimentos. Surgiu então a idéia de rechear algumas costelas desossadas com certos ingredientes e, especialmente, com o palmito pupunha. O prato foi saboreado por vários segmentos da sociedade e aprovado por todos. No dia 08/ 09/2010 foi determinado que o Boi à Pupunha seria o prato típico de Mariluz.

 

COMEMORAÇÃO

O prefeito de Mariluz Paulo Alves comemorou as aprovações das comissões da Assembléia e afirmou que o prato foi escolhido por utilizar ingredientes amplamente conhecidos na cidade. Ele lembra que neste ano uma comitiva de Mariluz preparou o Boi à Pupunha em Curitiba durante uma recepção ao governador Beto Richa, secretários de estado e deputados estaduais e federais. “Nós oferecemos o prato e todos gostaram muito. Depois deste encontro é que surgiu a idéia de incluir o Boi à Pupunha no calendário de eventos do Estado”, afirma Paulo Alves.

 

O prefeito afirma que esta aprovação – que deverá acontecer oficialmente nos próximos dias – trará muitos benefícios para Mariluz. “A inclusão do prato no calendário nos auxilia na divulgação de nosso município, que se tornará mais conhecido em todo Paraná e até mesmo no Brasil. Hoje vemos que, na maioria das vezes, as cidades pequenas só aparecem nos noticiários por coisas ruins que acontecem. Agora temos uma oportunidade de divulgar boas notícias de Mariluz”, explica. Paulo Alves ainda ressaltou que entre os dias 25 e 28 deste mês acontecerão as comemorações de aniversário do município. Durante o evento haverá um almoço especial que terá como prato principal o Boi à Pupunha.

prefeito Paulo Alves serviu o Boi à Pupunha ao governador Beto Richa e autoridades, como o presidente da Assembleia Valdir Rossoni e o deputado Alfredo Kaefer

 

prefeito Paulo Alves serviu o Boi à Pupunha ao governador Beto Richa e autoridades, como o presidente da Assembleia Valdir Rossoni e o deputado Alfredo Kaefer

 

—————

Voltar