CORINTHIANS OU VASCO? CAMPEÃO SERÁ DEFINIDO HOJE

04/12/2011 11:38

 

A um empate de ser pentacampeão brasileiro, o Corinthians apresenta considerável vantagem na liderança graças aos dois extremos do campeonato. Entre maio e julho, cravou a melhor largada na história dos pontos corridos, com nove vitórias e um empate; em novembro, obteve quatro vitórias consecutivas.

Se completar a ‘quina’ no domingo, diante do Palmeiras, às 17h, registrará a maior série de vitórias rumo ao título desde 2004. Os últimos sete campeões tropeçaram pelo menos uma vez nas cinco rodadas que culminaram com o grito de campeão. Quem mais se aproximou da possível marca corintiana foram Santos (em 2004), São Paulo (em 2008), Flamengo (em 2009) e Fluminense (em 2010), com quatro triunfos e um empate.

Só o Cruzeiro, em 2003, foi melhor. Obteve seis vitórias consecutivas e garantiu o título matematicamente, com duas rodadas de antecedência. Nos dois jogos finais, quando só cumpriu tabela e fez festa, ganhou mais duas vezes e completou oito triunfos na sequência.

A boa fase da equipe de Tite começou no dia 13 de novembro – 2 a 1 sobre o Atlético-PR. Depois, as vítimas foram Ceará (1 a 0, em Fortaleza), Atlético-MG (2 a 1, em casa) e Figueirense (1 a 0, em Florianópolis).

“O título é para coroar de êxito pelo seu trabalho, desempenho, por jogar bem e querer se impor. O campeonato pode ser decidido pelas nossas forças e desempenho. Corinthians x Palmeiras é um campeonato paralelo, sei dessa dimensão porque trabalhei nos dois clubes”, comentou o treinador, citando o último compromisso da temporada.

Os resultados positivos encerraram um período de mais de três meses de perde e ganha. Entre 24 de julho e 13 de novembro, o time de Parque São Jorge não conseguiu vencer dois compromissos seguidos nenhuma vez.

PRESSÃO

Durante a turbulência, Tite sofreu devido ao elevado número de desfalques e correu o risco de ser demitido. O bom momento atual coincide com o departamento médico vazio. Para domingo, porém, serão três desfalques por suspensão: Ralf, Danilo e Emerson Sheik.

Em caso de derrota para o arquirrival, o Corinthians erguerá o troféu se o Vasco não superar o Flamengo no Engenhão. Um empate no confronto carioca já garante o título aos paulistas. Questionado se um revés diante do Palmeiras pode manchar o título, Liedson minimizou. “Campeão é campeão, não importa o resultado. Claro que é muito bom sair com uma vitória e o título, mas com certeza o mais importante é o título.”

—————

Voltar