COMEÇA HOJE SEGUNDA ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA

31/10/2011 11:12

 

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa está sendo lançada na manhã desta segunda-feira (31), nos municípios de Umuarama e Paranavaí, no noroeste do Paraná. O estado tem a meta de imunizar 9,3 milhões de cabeças, entre bovinos e bubalinos (búfalos) de todas as idades, entre os dias 1º e 30 de novembro. Campanha no Paraná,  realizada em maio, a vacinação atingiu 97,02% do rebanho. O objetivo agora é chegar a 100%.

 

A secretaria está mobilizando os conselhos municipais de Sanidade Agropecuária e entidades de iniciativa privada para que ajudem a conscientizar os produtores rurais sobre a necessidade de imunizar todos os animais da propriedade, mesmo naquelas que tenham poucas cabeças.

 

De acordo com o órgão, a orientação é que os produtores comprovem a vacinação e preencham o comprovante exigido. Os proprietários que não imunizarem o rebanho estarão sujeitos à multa de R$ 96,09 por animal.

 

Para evitar a entrada do vírus da febre aftosa pela região de fronteira do Paraná com o Paraguai e a Argentina, equipes volantes de fiscalização, com a participação de militares do Exército Brasileiro, atuam na área, principalmente em Capanema e Santo Antonio do Sudoeste, perto do território argentino.

 

A preocupação do governo paranaense é que possa ocorrer desvio de gado do Paraguai para o Brasil, passando pela Argentina. O Paraguai descobriu foco de febre aftosa no mês de setembro. A preocupação da Secretaria da Agricultura do Paraná é com a incerteza sobre o grau de disseminação do vírus.

 

 

—————

Voltar